Engraçado. Existem dias que eu não faço idéia do que vou escrever, outros, como hoje, eu tenho dois assuntos e estou aqui em um dilema sobre qual usar. Apesar de hoje não ser um dia bom, pelo menos para mim. Sinto-me triste e nem sei explicar o porquê. São algumas coisas que vão acontecendo e a gente perde um pouco controle delas. Mas, nada que uma boa noite de sono, uma leitura da palavra e uma oração não resolva.

Tenho pensado muito esses dias em como tratar o nosso irmão. Às vezes, somos tão soberbos. Da maneira que eu enxergo, existem as pessoas que são soberbas e as que têm atitudes soberbas. Durante a minha caminhada, pude perceber que a soberba, ou a altivez, caminha ao lado do complexo de inferioridade. A altivez é uma defesa daqueles que sentem inferior. Da mesma forma, soberba e arrogância andam juntos. A arrogância é uma manifestação da soberba interior. Deu para entender? Aquele que sabe quem é EM CRISTO não precisa ser altivo, pois sabe que tudo que tem e que é vem dEle.

Lembro-me de uma experiência que eu tive quando ainda era tão novinha na fé. Eu sempre fui muito auto confiante, mas ao mesmo tempo com sentimentos de rejeição. Super contraditório e incoerente, mas enfim, era eu. Rs Eu estava em uma acampamento da minha primeira igreja e em um determinando momento de oração a sós, Deus me mostrou muitas atitudes minhas de altivez e arrogância. Passou um filme na minha cabeça, de cada atitude, de cada sentimento interior. Foi muito duro. Mas a minha rejeição e a minha inferioridade transformou aquela exortação de Deus em auto comiseração. Hoje, eu enxergo isso. Na época, não via um palmo além dos meus próprios sentimentos egoístas. Isso faz cerca de 12 anos.

Desde desse dia, eu passei a ter muito medo de ser uma pessoa altiva. Em todo o tempo, eu busco em mim lugares que precisam do Senhor. Eu digo que precisam do Senhor porque os lugares que Ele já passou, no meu interior, refletem o seu caráter. Entretanto, ainda há os que Ele precisa passar.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus…” Filipenses 2:3-5

O verdadeiro sentimento de humildade está em reconhecer o seu irmão como superior a si mesmo. Isso é difícil, né? Pelo menos para mim é, não sei para você. Existem algumas pessoas que, naturalmente, consideramos superior: o pastor, um líder, um irmão ou outro. Mas a palavra não se refere somente a esses. Jesus sabia quem Ele era, Jesus era íntimo do pai, era e é melhor do que qualquer um de nós, mas não se fez assim. Pelo contrário, serviu e “foi o pior”. Jesus fez isso com verdade e não com máscaras. Esse era o verdadeiro sentimento do seu interior: servir, tomar a forma de homem, mesmo sendo Deus e ser “como um de nós”. Que ironia! Jesus, o Mestre dos mestres, Senhor dos Senhor, Príncipe da paz, Estrela da manhã… se fez como nós, se colocou numa posição “abaixo”de nós. E, eu e você, que não somos NADA, absolutamente, NADA, nos sentimos superiores, nos achamos melhores, achamos que temos o direito disso ou daquilo.

Não tenho escrito esses textos voltados para o relacionamento entre irmãos porque alguém me feriu não. Essa palavra não é indereta para ninguém. Ela é para mim, é para eu aplicar,é o que Deus tem falado comigo. Considere o seu irmão superior. Sabe o que é mais difícil? Interiorizar isso com verdade. Sentir isso. Uma coisa é você tomar atitudes “forçadas”, a fim de cumprir a Palavra, outra coisa é você SER como JESUS e, de fato, viver dessa forma na carne.

Exalar esse amor, é isso que eu quero. O amor que vem do Pai. Se tem uma coisa que eu gostaria de ser e não consigo é ser mansa. A minha voz é agressiva. Em muitos casos, não necessariamente, eu estou sendo agressiva, mas o tom da minha voz, muitas vezes, sugere isso. E eu oro para que eu tenha a mansidão, o amor, a paciência, a humildade que vem de Jesus. Quero impresso em mim o Seu caráter, quero exalar o seu perfume, quero transmitir o seu amor, a sua vida.

Que eu e você possamos aprender a tratar nossos irmãos, filhos de Deus, da forma que Deus trata!